domingo, 4 de dezembro de 2016

Nossas recomendações de leitura (2017)


Mais uma vez, o projeto Super Specialis fez uma postagem especial com uma seleção de alguns dos livros que lemos recentemente e que recomendamos aos nossos seguidores! A diversidade também está presente em nossas sugestões de leitura, por isso, o leitor poderá escolher entre temas e estilos variados.


Estimule seus amigos e familiares a aderirem também ao gosto pela leitura, um hábito que faz uma enorme diferença no desenvolvimento de todos e propicia a obtenção de informações indispensáveis para uma boa convivência baseada no respeito.

Seguem as recomendações de leitura da Super Specialis para 2017!


Descrição da imagem: Trata-se de uma montagem em que as capas dos livros sugeridos aparecem juntas, formando um círculo. No centro, está nosso logotipo e ao seu lado, lê-se: "Dicas de leitura 2017".
Descrição da imagem: Trata-se de uma montagem em que as capas dos livros sugeridos aparecem juntas, formando um círculo. No centro, está nosso logotipo e ao seu lado, lê-se: "Dicas de leitura 2017".



Título: "Olha para o céu, Frederico!"
Autor: José Cândido de Carvalho
Editora: José Olympio
Recomendado por: Filino Carvalho Neto
Por que ler este livro? Um domínio absurdo da língua, numa prosa cativante, permeada de frases bem construídas... e um enredo genial!

Título: "Macunaíma em cordel"
Autor: Josué Gonçalves de Araújo, a partir da obra de Mário de Andrade
Editora: Areia Dourada
Recomendado por: Irene G. R. de Toledo
Por que ler este livro? Uma belíssima adaptação desta importante obra de Mário de Andrade para o cordel!

Título: "A Gata do Dalai Lama"
Autor: David Michie
Editora: Lúcida Letra
Recomendado por: Thaís Virgínia Nunes
Por que ler este livro? Divertido, inspirador, com ótimas reflexões.

Título: "Os Anjos Bons da nossa Natureza - Por que a violência diminuiu"
Autor: Steven Pinker
Editora: Companhia das Letras
Recomendado por: Carmem Toledo
Por que ler este livro? Um estudo minucioso da evolução humana, das transformações morais ocorridas nas diferentes sociedades - da Pré-História à atualidade - e do consequente declínio da violência. A leitura vale pela forma como os dados são apresentados pelo psicólogo Steven Pinker, que se aprofundou na questão dos pontos de vista histórico, sociológico, psicológico e estatístico, comprovando sua teoria não apenas através de números, mas de uma argumentação muito bem elaborada.

Título: "Viagem ao Brasil: 1644-1654"
Autores: Peter Hansen Hajstrup/Orgs.: Bruno Romero Ferreira Miranda, Lucia Furquim Werneck Xavier e Benjamin Nicolaas Teensma
Editora: Cepe
Recomendado por: Irene G. R. de Toledo e Carmem Toledo
Por que ler este livro? Uma obra repleta de aventuras, que também nos leva a viajar! (Irene Toledo)
Um diário ricamente organizado pelos estudiosos que possibilitaram a publicação deste importante manuscrito, valorizando-o como fonte histórica. Os manuscritos que deram origem à obra são testemunhos valiosos sobre o século XVII no "Brasil holandês". O livro também conta com belíssimas telas e gravuras de Pauwels van Hillegaert, David Teniers, Jacob de Gheyn, Frans Post, entre outros, além de fac-símiles dos manuscritos de Peter Hansen Hajstrup. (Carmem Toledo)

Título: "A Curiosidade"
Autor: Stephen P. Kiernan
Editora: Versus
Recomendado por: Thaís Virgínia Nunes
Por que ler este livro? Mistura de romance e ficção científica. A obra trata de questões como criogenia e reanimação de seres tidos como mortos.

Título: "Em busca de Catia: Um romance"
Autores: Catia Fonseca e Ricardo Sil
Editora: Planeta
Recomendado por: Irene G. R. de Toledo e Carmem Toledo
Por que ler este livro? Força e garra para vencer! (Irene Toledo)
Através de um texto simples e cativante, a apresentadora de TV Catia Fonseca e o dramaturgo Ricardo Sil nos conduzem por uma história que mescla realidade e ficção, contando um pouco sobre a trajetória pessoal e profissional desta que vem se tornando um dos nomes mais carismáticos da comunicação brasileira. Ainda que nem todos os relatos sejam verdadeiros, é possível reconhecer, em cada capítulo, um ser humano real, com anseios, alegrias, tristezas, com todos os acertos e erros a que todos nós estamos sujeitos. A obra possui uma singeleza ímpar, mostrando toda a humanidade existente em alguém que brilha todas as tardes nas tevês de todo o Brasil. É possível imaginar cada cena a se desenrolar diante de nossos olhos! Receitas culinárias simples dividem os capítulos. Ao me deparar com elas, interpretei esta forma de intercalar as várias partes da história da apresentadora não só como uma maneira de ressaltar seu gosto pela comida, mas como uma alegoria dos improvisos que todos nós, em algum momento, vemo-nos obrigados a fazer - com uma diferença: a vida não nos dá receitas. (Carmem Toledo)

Título: "Amar, verbo intransitivo"
Autor: Mário de Andrade
Editora: Nova Fronteira
Recomendado por: Carmem Toledo
Por que ler este livro? A escrita de Mário de Andrade, além de fazer parte de uma de nossas maiores riquezas literárias, é uma verdadeira provocação carregada de brasilidade e, sobretudo, de amor por uma língua que ainda aprende a se caracterizar como algo a que possamos, um dia, chamar de "nossa". A história retrata uma família tipicamente brasileira - com ares forçadamente europeus, como todos nós - e foi genialmente escrita de forma a nos passar verdadeiras "rasteiras" durante a leitura. Definitivamente, Mário nos tira da tal "zona de conforto" (e isso é maravilhoso!).

Título: "O que há de estranho em mim"
Autor: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Recomendado por: Thaís Virgínia Nunes
Por que ler este livro? "Gayle Forman é autora de Eu estive aqui e Se eu ficar. Seus livros já venderam 9 milhões de exemplares no mundo. “Na primeira ficção de sua carreira – que lembra o premiado Um estranho no ninho –, Gayle Forman narra a corajosa saga de cinco garotas presas em um ‘centro de tratamento residencial’.” – Publishers Weekly. Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade. Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão. Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece." (Descrição divulgada pela editora e copiada por nós a partir do site Saraiva.com.br)

Título: "Brasil: Uma Biografia"
Autores: Lilia M. Schwarckz e Heloísa M. Starling
Editora: Companhia das Letras
Recomendado por: Carmem Toledo
Por que ler este livro? Lilia Schwarckz e Heloísa Starling nos conduzem por uma verdadeira "biografia" de nossa terra, fazendo-nos (re)viver cada época da História do Brasil de maneira próxima, crítica, levando-nos a questionamentos que não costumamos fazer quando lemos a trajetória deste país que, na minha opinião, é personificado ao se confundir com traços que cada um de nós carrega, como cidadãos brasileiros que bebem da fonte histórica durante cada movimento cotidiano, construído por diferentes gerações, ainda que nem sempre nos demos conta disso.


Gostou das sugestões? Se você já leu algum desses livros, deixe um comentário, dizendo o que achou! Não se esqueça também de seguir algumas dicas para promover o hábito da leitura, que ainda precisa ser muito difundido em nosso país:

Sugira os títulos acima a seus amigos! Se tiver algum deles, empreste-o (Ah! E se alguém lhe emprestou um livro, cuide bem dele e devolva-o exatamente como o recebeu).
Periodicamente, limpe e organize seus livros, doando alguns a bibliotecas, instituições e até mesmo conhecidos! Entre em contato com nossos parceiros do projeto Doe Um Livro; eles poderão ajudá-lo!
Frequente bibliotecas e habitue seus filhos, netos, sobrinhos e outras crianças que você conhece a fazerem o mesmo!
Leia livros para crianças, idosos, cegos e pessoas que, por algum motivo, estejam incapacitadas para a leitura!
Compre livros em sebos; costuma ser melhor para seu bolso! Faça uma busca na Estante Virtual; ela mostra a disponibilidade de livros em sebos de todo o Brasil e você ainda pode comprar pela internet.

Aqui no blog, você também pode ler uma postagem com algumas bibliotecas e sebos onde podem ser encontrados estes e muitos outros livros! Dê uma olhada: http://superspecialis.blogspot.co.id/search/label/Fontes%20de%20pesquisa

Não deixe de conferir também nossas indicações bibliográficas sobre autismo, Síndrome de Down, Altas Habilidades/Superdotação e inclusão/deficiências em geral! São livros que já lemos e indicamos aos nossos seguidores: http://superspecialis.blogspot.co.id/search/label/Indica%C3%A7%C3%B5es%20bibliogr%C3%A1ficas

Super Specialis


Autoria

"Super Specialis" (superspecialis.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani", "A. B. A. C. A. T") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Aviso:

Antes que esta página fosse criada, houve muita leitura sobre os temas abordados. Em caso de dúvidas, acesse todas as seções do blog e leia com atenção (sobretudo as guias "Sobre", "Quem somos" e "Indicações bibliográficas").

Não copie e cole o conteúdo aqui presente em qualquer outro lugar, pois ele foi escrito com muita pesquisa e dedicação. Lutar por respeito à diversidade e à inclusão também é lutar pela ética e quem se apropria do trabalho alheio não está preocupado com nada disso. Se você quiser compartilhar, copie o link para as postagens, e não seu texto.

Se você tiver alguma dúvida específica sobre seu filho, neto, sobrinho ou aluno, procure um profissional especializado que corresponda melhor à sua situação. Não use a internet para procurar ou perguntar sobre medicamentos e tratamentos, pois isso pode lhe causar um grande transtorno.