quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Nossas recomendações de leitura (2016)!


Acreditamos que o conhecimento é essencial para a obtenção de informações indispensáveis para uma boa convivência baseada no respeito. Por isso, resolvemos divulgar uma seleção de alguns dos livros que lemos recentemente e que recomendamos aos seguidores da Super Specialis.


Como nosso projeto apoia a diversidade, não poderia ser diferente com nossas sugestões de leitura. Os títulos a seguir abordam temas variados e foram indicados pelos membros de nossa equipe, refletindo, portanto, as diversas preferências literárias de cada um de nós.

Aproveitamos para sugerir que você, que é amante da leitura, aproveite sua paixão pelas letras e estimule seus amigos e familiares a aderirem também a esse gosto, que faz tanta diferença no desenvolvimento intelectual (e moral). Seguem algumas dicas da Super Specialis para promover esse hábito que ainda precisa ser muito difundido em nosso país:

- Sugira livros a seus amigos, de acordo com seus gostos pessoais;
- Empreste seus livros (e se alguém lhe emprestou um livro, cuide bem dele e devolva-o exatamente como o recebeu);
- Doe livros (entre em contato com a Doe Um Livro; eles poderão ajudá-lo);
- Frequente bibliotecas e habitue seus filhos, netos, sobrinhos e outras crianças que você conhece a fazerem o mesmo;
- Leia livros para crianças, idosos, cegos e pessoas que, por algum motivo, estejam incapacitadas para a leitura;
- Compre livros em sebos; costuma ser melhor para seu bolso (faça uma busca na Estante Virtual; ela mostra a disponibilidade de livros em sebos de todo o Brasil e você ainda pode comprar pela internet).

No blog, você também pode ler uma postagem com algumas bibliotecas e sebos onde podem ser encontrados estes e muitos outros livros! Dê uma olhada: http://superspecialis.blogspot.co.id/search/label/Fontes%20de%20pesquisa#.Vp1G1Rf2Qmk

Não deixe de conferir também nossas indicações bibliográficas sobre autismo, Síndrome de Down, Altas Habilidades/Superdotação e inclusão/deficiências em geral! São livros que já lemos e indicamos aos nossos seguidores: http://superspecialis.blogspot.co.id/search/label/Indica%C3%A7%C3%B5es%20bibliogr%C3%A1ficas

Agora, apresentamos nossa primeira seleção de livros! Caso você leia (ou já tenha lido) algum(ns) deles, conte para nós (e para seus amigos) o que achou!



Título: "A Capital da Vertigem: Uma história de São Paulo de 1900 a 1954"
Autor: Roberto Pompeu de Toledo
Editora: Objetiva
Gênero: História
Temas: São Paulo; história; política; sociedade.
Por que ler este livro? Conhecer a história de uma cidade nos leva a compreender todo seu desenvolvimento - assim como seus problemas. "A Capital da Vertigem" traz muitos esclarecimentos e curiosidades sobre a cidade caótica que atrai e repele tanta gente. Fruto de uma pesquisa minuciosa de Roberto Pompeu de Toledo, o livro fala sobre personalidades, arte, política, sociedade e acontecimentos que marcaram e ajudaram a construir a "Cidade da Garoa" (onde já não garoa mais).
Onde pode ser encontrado: Saraiva; Livraria Cultura; Estante Virtual; Submarino


Título: "Aforismos para a sabedoria de vida"
Autor: Arthur Schopenhauer
Editora: Martins Fontes
Gênero: Filosofia
Temas: Moral; felicidade; prazer; dor.
Por que ler este livro? Sabemos que a vida é formada por momentos bons e ruins e que todo ser humano busca a felicidade. Seria ótimo se existissem somente os bons momentos, mas está claro que isso não é possível. Todos nós encontraremos a dor, mais cedo ou mais tarde, repetidas vezes. Pensando nisso, o filósofo Arthur Schopenhauer escreveu sua obra de maneira a explorar como conduzir a vida da forma mais feliz - ou menos dolorosa - possível. Trata-se de um livro de fácil leitura, que antecipou a abordagem de muitas questões trabalhadas pela Psicologia.
Onde pode ser encontrado: Saraiva; Livraria Cultura; Estante Virtual; Submarino


Título: "Como me tornei estúpido"
Autor: Martin Page
Editora: Rocco
Gênero: Romance
Temas: Inteligência; cultura; consumismo.
Por que ler este livro? Este texto é indicado a todos aqueles que se sentem deslocados em uma sociedade em que a futilidade, a ambição e o consumismo são cada vez mais valorizados, enquanto a inteligência e o conhecimento sofrem crescente depreciação. Apesar de pequeno e de fácil leitura, este livro não é nada comum; faz pensar e provoca o leitor.
Onde pode ser encontrado: Saraiva; Livraria Cultura; Estante Virtual; Submarino


Título: "Contato"
Autor: Carl Sagan
Editora: Companhia das Letras (selo Companhia de Bolso)
Gênero: Romance/Ficção científica
Temas: Ciência; astronomia; extraterrestres; ética; amor; inteligência.
Por que ler este livro? Carl Sagan foi um dos maiores cientistas do século XX. Nesta obra, o astrônomo surpreende o leitor várias vezes, fugindo do clichê das histórias de ficção científica sobre comunicação com extraterrestres. Trata-se de um belíssimo livro, extremamente inteligente e sensível, que faz com que questionemos muitas ideias e atitudes (científicas, religiosas e pessoais) que não costumam receber a devida atenção. É um texto que todos deveriam ler - e reler.
Onde pode ser encontrado: Saraiva; Livraria Cultura; Estante Virtual


Título: "O Barco Vazio"
Autor: Osho
Editora: Cultrix
Gênero: Espiritualismo
Temas: Taoismo.
Por que ler este livro? Este livro traz muitos motivos para a reflexão sobre como conduzimos a vida, sobre nossas preocupações mais comuns que costumam nos atrapalhar muitas vezes.
Onde pode ser encontrado: Saraiva; Livraria Cultura; Estante Virtual; Submarino


Título: "O que me faz pular"
Autor: Naoki Higashida
Editora: Intrínseca
Gênero: Autobiografia/Contos
Temas: Autismo; comportamento.
Por que ler este livro? "O que me faz pular" faz com que imaginemos o mundo do ponto de vista de um autista. Trata-se de um texto singelo, que nos leva à compreensão e ao despertar de sentimentos. O livro traz ainda alguns contos (belíssimos) escritos pelo garoto, que tem autismo severo.
Onde pode ser encontrado: Saraiva; Livraria CulturaEstante Virtual; Submarino


Título: "Os Espanhóis"
Autor: Josep M. Buades
Editora: Contexto
Gênero: História
Temas: Espanha; povo; sociedade; cultura; história; política.
Por que ler este livro? Quando conhecemos a história e o perfil de um povo, compreendemos as diferenças que tornam nosso mundo mais belo e concluímos que não existe "raça pura", e sim misturas de diversas histórias, povos e culturas.
Onde pode ser encontrado: Saraiva; Livraria Cultura; Estante Virtual; Submarino


Título: "Sempre em movimento: Uma vida"
Autor: Oliver Sacks
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Autobiografia
Temas: Neurologia; drogas; homossexualidade; doenças mentais; deficiência intelectual; autismo; parkinsonismo; Síndrome de Tourette; pós-encefalíticos.
Por que ler este livro? Esta é a última obra do neurologista inglês Oliver Sacks (falecido no ano passado) autor de "Um Antropólogo em Marte", "Tempo de Despertar" e muitos outros livros de sucesso. Em "Sempre em movimento", Oliver Sacks se entrega ao leitor, com sua costumeira linguagem simples e cativante, revelando segredos de sua vida - vivida intensamente. 
Onde pode ser encontrado: Saraiva; Livraria Cultura; Estante Virtual; Submarino


Título: "Sonhos de Einstein"
Autor: Alan Lightman
Editora: Companhia das Letras (selo Companhia de Bolso)
Gênero: Ficção/Contos
Temas: Ciência; física; tempo.
Por que ler este livro? Trata-se de um belo livro composto de pequenos contos baseados na ciência de Albert Einstein. Mais do que nos levar a pensar e compreender a Física do mais célebre cientista de nossa era, os textos nos conduzem a reflexões sobre o cotidiano.
Onde pode ser encontrado: Saraiva; Livraria Cultura; Estante Virtual; Submarino





Autoria

"Super Specialis" (superspecialis.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani", "A. B. A. C. A. T") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Aviso:

Antes que esta página fosse criada, houve muita leitura sobre os temas abordados. Em caso de dúvidas, acesse todas as seções do blog e leia com atenção (sobretudo as guias "Sobre", "Quem somos" e "Indicações bibliográficas").

Não copie e cole o conteúdo aqui presente em qualquer outro lugar, pois ele foi escrito com muita pesquisa e dedicação. Lutar por respeito à diversidade e à inclusão também é lutar pela ética e quem se apropria do trabalho alheio não está preocupado com nada disso. Se você quiser compartilhar, copie o link para as postagens, e não seu texto.

Se você tiver alguma dúvida específica sobre seu filho, neto, sobrinho ou aluno, procure um profissional especializado que corresponda melhor à sua situação. Não use a internet para procurar ou perguntar sobre medicamentos e tratamentos, pois isso pode lhe causar um grande transtorno.