terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Altas Habilidades/Superdotação

Todos os livros, artigos, teses e dissertações abaixo foram lidos e selecionados por nossa responsável.





INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS



BRANCHER, Vantoir Roberto; FREITAS, Soraia Napoleão (orgs.). Altas Habilidades/Superdotação: Conversas e ensaios acadêmicos. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.


FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Superdotados: Trajetórias de desenvolvimento e realizações. Curitiba: Juruá Editora, 2013.


SOLOMON, Andrew. Longe da Árvore: Pais, filhos e a busca da identidade. Trad. de Donaldson M. Garschagen, Luiz A. de Araújo e Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.








TESES E DISSERTAÇÕES



PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Ser ou não ser, eis a questão: o processo de construção da identidade na pessoa com altas habilidades/superdotação adulta. Tese de doutorado. Porto Alegre: FE-PUCRS, 2008.
http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/2662/1/000405524-Texto%2BCompleto-0.pdf









ARTIGOS ACADÊMICOS




Características de Altos Habilidosos - Altas habilidades: inclusão ou exclusão? Algumas perguntas e respostas. São Paulo: APAHSD – Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação; Universidade Gama Filho (curso de especialização em altas habilidades).


ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais. Maringá: Psicol. estud. [online]. 2007, vol.12, n.2, pp.371-378.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=pt


DELPRETTO, Bárbara Martins de Lima; GIFFONI, Francinete Alves; ZARDO, Sinara Pollom. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: Altas Habilidades/Superdotação. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Especial; Universidade Federal do Ceará, 2010.
http://ramec.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1835&Itemid=1


FONSECA, Santuza Mônica de França P. da. Altas Habilidades/Superdotação: Notas para uma reflexão. Natal: UFRN, 2011 (orientação a docentes).
http://www.sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo?idArquivo=601243&key=0caf2988ae8fd51ff92e01d3ae6db5eb


GAMA, Maria Clara Sodré S. As Teorias de Gardner e de Sternberg na Educação de Superdotados. Santa Maria: UFSM, Revista Educação Especial, v. 27, nº 50, set/dez. 2014.
http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/14320


GARDNER, Howard. Reflections on multiple intelligences: Myths and messages. Phi Delta Kappan, 77, 200-209.
https://learnweb.harvard.edu/WIDE/courses/files/Reflections.pdf



PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro; STOLTZ, Tania. O Desenvolvimento Afetivo de Alunos Superdotados: Uma Contribuição a partir de Piaget. Marília: UNESP, Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Volume 4, nº 1, jan-jul/2012, pp. 149-166.


Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação, ConBraSD, v. 1, nº 1, jan./jun. 2013.
http://www.revistaconbrasd.org/wp/



SILVA, Winnie Gomes da; ROLIM, Rossana Gecília Bezerra; MAZOLI, Wayne de Holanda.
Reflexões sobre o processo neuropsicológico de pessoas com altas habilidades/superdotação. Juiz de Fora: Gerais, Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 9, nº 2, dez. 2016.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202016000200004




OUTROS MATERIAIS


CHAGAS, Jane Farias; PEREIRA, Vera Lúcia Palmeira. Curso: Altas Habilidades/Superdotação: Identificação, avaliação e atendimento educacional. Curitiba: 2009.
http://www.nre.seed.pr.gov.br/cascavel/arquivos/File/temas.pdf


FERRARI, Juliana Spinelli. Superdotação Intelectual. Brasil Escola.


HAKIM, Claudia. Características emocionais dos superdotados. Almanaque dos Pais, jun/2017.

Autoria

"Super Specialis" (superspecialis.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani", "A. B. A. C. A. T") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Aviso:

Antes que esta página fosse criada, houve muita leitura sobre os temas abordados. Em caso de dúvidas, acesse todas as seções do blog e leia com atenção (sobretudo as guias "Sobre", "Quem somos" e "Indicações bibliográficas").

Não copie e cole o conteúdo aqui presente em qualquer outro lugar, pois ele foi escrito com muita pesquisa e dedicação. Lutar por respeito à diversidade e à inclusão também é lutar pela ética e quem se apropria do trabalho alheio não está preocupado com nada disso. Se você quiser compartilhar, copie o link para as postagens, e não seu texto.

Se você tiver alguma dúvida específica sobre seu filho, neto, sobrinho ou aluno, procure um profissional especializado que corresponda melhor à sua situação. Não use a internet para procurar ou perguntar sobre medicamentos e tratamentos, pois isso pode lhe causar um grande transtorno.